segunda-feira, 26 de julho de 2010

Senegal (Introdução)


População: Cerca de 14 Milhões
Área: 196723 km quadrados = 2,14 vezes o tamanho de Portugal
Língua Oficial:Francês
Línguas Regionais Reconhecidas: Wolof, Soninke, Seereer-Siin, Fula, Maninka, Diola
Língua mais falada pela população fora de Dakar: Wolof
PIB (PPP) per capita em 2009: 1743 PIB per capita em Portugal em 2009: 21860 = 12,5 vezes o PIB per capita Senegalês
Moeda:Franco da África Ocidental (também utilizado na Guiné-Bissau, Mali, Costa do Marfim, Benim, Burkina Faso, Togo e Niger).
Geografia: Um país relativamente plano com elevações importantes apenas no extremo sudeste do território, atravessado por dois rios importantes o rio Senegal e o rio Gâmbia e por dois outros também relevantes, o rio Casamance a sul e o rio Sine-Saloum que forma um grande estuário entre Dakar e o Gâmbia.
A paisagem é formada sobretudo por savana, mais arborizada à medida que nos dirigimos para sul. Em Casamance e no Sudeste encontramos um mosaico de savana e floresta, com florestas galeria junto aos cursos de água. Junto ao litoral e nos estuários dos grandes rios é comum encontrar mangais.
O clima é quente com uma estação seca (Novembro a Maio) e outra húmida (Junho a Outubro). Agosto, o mês em que irei fazer esta viagem é o pico da estação das chuvas, as temperaturas são altas, mas o que é realmente incomodativo é que a humidade é muito elevada fazendo com que a sensação térmica seja alguns graus acima da temperatura que o termómetro aponta.

3 comentários:

  1. pedro como está a ser isso?

    tens que actualizar o blog!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá

    A Isabel tem razão.
    Eu começo a pensar se não haverá muitos acessos à internet (o que me parece muito provável), ou se já terás sido raptado por um babuíno (que também não é uma hipótese muito descabida...).
    Dá notícias.

    beijinhos
    h.

    ResponderEliminar
  3. Concordo... Devia ter actualizado o blog enquanto estava em África, mas não era fácil raras vezes tinha acesso à net nos sitios onde estive. Mas agora tenho vindo a actualizá-lo um pouco. Continuem a espreitar as actualizações e comentem, agradam-me os vossos comentários

    ResponderEliminar