terça-feira, 1 de março de 2011

Sao Paulo

S.Paulo impressiona pelo tamanho. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, sendo o mais importante centro financeiro e mercantil da América do Sul. É considerada a 6ª cidade mais populosa do planeta e a sua área metropolitana é a 4ª maior. A cidade tem o 10º maior PIB do mundo e representa 12,3% do PIB brasileiro. Existem boas autoestradas para chegar do aeroporto até a cidade e as seis da manhã ainda nao ha muito transito, ainda assim demorei 50 minutos a chegar ao centro da cidade. E prédios, prédios, prédios. Quando vi o primeiro grupo de prédios altos pensei, ali deve ser o centro, mas depois havia outro lugar assim noutra direcao e outra e outra... na verdade ha predios altos bem longe do centro.
Como apanhei o autocarro (ônibus) ainda antes das seis não apanhei muito trânsito, mas o trânsito é habitualmente caótico. Ouvi falar em filas de 100 km!
Fiquei alojado na casa de uns couchsurfers bem perto da Avenida Paulista.
A avenida está rodeada de Arranha-céus e tem um aspecto bem moderno e cosmopolita.
É uma das zonas mais movimentadas e importantes da cidade, considerada a principal zona financeira da América latina, sede de muitas empresas, bancos, consulados, hoteis e hospitais.
A avenida revela a sua importância não só como polo económico mas também como centralidade cultural e de entretenimento reunindo espaços como por exemplo o MASP (museu de arte de S. Paulo).
Podemos ver pessoas de todas as raças cruzando as ruas. São Paulo tem grandes comunidades de Italianos, Espanhóis, Portugueses, Japoneses, Negros, Índios, Libaneses, Sírios, Alemães, Polacos, Judeus, Chineses.
A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio tinha por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região. Com o tempo, o povoado foi ganhando lugar como entreposto comercial e de serviços de relativa importância regional. Ainda assim no século XVII, as atividades econômicas da vila limitavam-se quase que exclusivamente à agricultura de subsistência.
Nas primeiras décadas do século, os paulistas começaram a organizar as bandeiras – grandes expedições que partiam em direção aos sertões inexplorados da colônia, em busca de mão-de-obra indígena, pedras e metais preciosos. Em pouco tempo, os bandeirantes se tornariam os grandes responsáveis pela ampliação dos limites das fronteiras da colônia. Em 1690, os bandeirantes paulistas descobriram ouro no "Sertão do Cuieté", atual estado de Minas Gerais. Repetiriam o feito alguns anos mais tarde, em Mato Grosso e Goiás.
A descoberta paulista despertou pela primeira vez a atenção do reino português sobre a vila, já que São Paulo, a essa altura, não apenas concentrava a partida das expedições, mas também tornara-se o núcleo principal de irradiação das correntes de povoamento que se dirigiam para Minas Gerais, o Mato Grosso e Goiás. Como conseqüência, em 1709, São Paulo substitui São Vicente como sede administrativa da capitania.
O governo paulista passa a desenvolver um plano de fixação de suas populações em áreas exploradas da capitania. O plantio e comércio da cana-de-açucar primeiro e do café mais tarde dao um novo fluxo ao desenvolvimento da cidade.
Com o fim do Segundo Reinado a cidade de São Paulo, tira grande proveito da situação e tem crescimento econômico e populacional fabulosos, fruto da política do café com leite e de mudanças estruturais do federalismo no Brasil.
Com o crescimento industrial da cidade, no século XX, a sua área urbanizada passou a aumentar em ritmos acelerados, sendo que alguns bairros residenciais foram construídos em lugares de chácaras. O grande surto industrial se deu durante a Segunda Guerra Mundial, devido à crise na cafeicultura e às restrições ao comércio internacional, o que fez a cidade ter uma taxa de crescimento muito elevada até os dias atuais.
Atualmente, o crescimento vem-se desacelerando, devido ao desenvolvimento industrial verificado em outras regiões do Brasil. A cidade passa por um processo de transformação em seu perfil econômico, convertendo-se de um centro industrial para um grande pólo de comércio, serviços e tecnologia, sendo, atualmente, uma das mais importantes metrópoles da América Latina.


Avenida Paulista
Aspeto da Avenida Paulista

Aspeto da Avenida Paulista

MASP"
MASP (Museu de Arte de Sao Paulo) que possuí a mais importante coleção de arte ocidental da américa latina e de todo o hemisfério sul, com obras de Gaugin, Rubens, Velasquez, El Greco, Picasso, Diego Rivera, Monet, Van Gogh, Delacroix, Toulouse-Lautrec, Cezanne, Rodin, Dali, Van Dyck, José Malhoa, Tintoretto... entre muitos outros.

Pequeno mas frondoso parque Trianon na Avenida Paulista em frente ao MASP.

Monumento às Bandeiras, representando o esforço dos bandeirantes portugueses e de diversas etnias para desbravar o país.


Parque Ibirapuera
Parque Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera é o mais frequentado de São Paulo e tem o maior número de atrações. Recebe cerca de 20 mil visitantes de segunda a sexta, 70 mil aos sábados e 130 mil aos domingos.
Previsto para ficar pronto no dia 25 de janeiro de 1954, no aniversário de 400 anos de fundação da cidade de São Paulo, o Parque do Ibirapuera só foi aberto no dia 21 de agosto do mesmo ano.
O projeto teve a participação do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o famoso paisagista Roberto Burle Marx.
Atualmente quem passeia por lá pode escolher entre suas diversas atrações, entre elas o Museu de Arte Moderna (MAM), o Pavilhão da Bienal, a Oca, o Pavilhão Japonês, o Planetário e o Viveiro. Além disso há várias áreas para atividades físicas, ciclovia, 13 quadras e playgrounds.
Para informação mais detalhada consulte: http://www.parquedoibirapuera.com/

Oca - Parque Ibirapuera

Pavilhão da Bienal de São Paulo - Parque Ibirapuera
A bienal de Sao Paulo é um evento que ocorre a cada dois anos e que tem como objectivo divulgar a obra de artistas internacionais promissores e reflectir novas tendências no cenário artístico global. É considerada juntamente com a bienal de Veneza e a documenta de Kassel um dos principais eventos que marcam o circuito internacional.
A bienal é organizada pela Fundação Bienal de São Paulo que desde 1951 produziu dezenas de bienais com a participação de 159 países, mais de 13 mil artistas, cerca de 60 mil obras, e quase 7 milhões de visitantes, tornando possível o contato direto do público brasileiro com as artes visuais, cênicas e gráficas, música, cinema, arquitetura e outras formas de expressão artística de todo o mundo. Em 2012, será realizada a 30ª bienal.
A bienal tem lugar no pavilhão Ciccillo Matarazzo que foi projetado por Oscar Niemeyer.

Auditório Ibirapuera

Aspecto da cidade e Monumento aos Bandeirantes vistos desde o Parque Ibirapuera

O obelisco masóleu de S. Paulo, erguido em memória dos estudantes mortos durante a revolução constitucionalista de 1932

Sem comentários:

Enviar um comentário