domingo, 20 de março de 2011

Paraty






Depois de Itamambuca fui para Paraty, uma cidade brasileira na costa atlântica, a meio caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
Anterior à colonização pelos portugueses a região de Paraty era habitada pelos indígenas Guaianás.
O povoamento português iniciou-se no século XVI nas margens do rio Perequê-Açu.
Paraty foi rapidamente povoada; situada junto ao ponto mais baixo da Serra do Mar para passagem em direção ao interior; sua baía abrigada formava um porto natural; possuía água doce em abundância; a planície era boa para o cultivo e; estava situada no ponto intermediário entre os portos de Santos e Rio de Janeiro.
Com a descoberta de ouro na região das Minas Gerais, Paraty ganhou novo impulso. Da cidade as mercadorias seguiam para as Minas Gerais pela antiga trilha indígena, agora pavimentada com pedras, que passou a ser conhecida por Caminho do Ouro. Paraty chegou a ser um dos principais portos exportadores do Brasil.
A abertura do chamado Caminho Novo, ligando diretamente o Rio de Janeiro às Minas e a proibição do transporte do ouro pela estrada de Paraty levaram à diminuição do movimento na vila.
A partir do século XVII aumenta o cultivo de cana-de-açúcar e a produção de aguardente. A produção era tão elevada que a expressão "Paraty" passou a ser sinônimo de cachaça, produção artesanal que perdura até aos nossos dias.
Com a chegada da ferrovia ao interior pelo Rio e por São Paulo (1864) a produção passou a ser escoada por essa ela, conduzindo Paraty a um longo período de decadência.
O processo de estagnação vivido por Paraty ao longo do século XX manteve, paradoxalmente, o casario colonial, conservado no conjunto conhecido como Centro Histórico, tornando a cidade um dos destinos turísticos mais procurados do país.
A cidade e o seu patrimônio foram redescobertos em 1954, com a reabertura da estrada que a ligava ao estado de São Paulo - a Paraty-Cunha -, vindo a constituir-se em um polo de atração turística. Desse modo, em 1958, o conjunto histórico de Paraty foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O movimento turístico intensificou-se com a abertura da Rio-Santos (BR-101) em 1973.
Hoje em dia a cidade é um importante centro de turismo atraindo milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Os atrativos turísticos da cidade são variados, as ruas preservadas da cidade colonial, as maravilhosas praias, as encostas da serra da Bocaina cobertas pela mata atlântica e as multiplas cachoeiras de águas limpidas.


Ruas de Paraty

Aspecto do centro de Paraty

Aspecto do centro de Paraty

Aspecto do centro de Paraty

Aspecto do centro de Paraty

Aspecto do centro de Paraty

Aspecto do centro de Paraty

Igreja Nossa Senhora das Dores localizada na Rua Fresca, foi construída no ano de 1800 por mulheres da aristocracia paratyense.

Aspeto da marginal de Paraty vista do porto.

A cidade de Paraty está construida quase ao nível do mar, sempre que há maré cheia o nivel do mar sobe e inunda as ruas da cidade perto da marginal. Ao fundo a igreja de Santa Rita onde funciona o museu de arte sacra de Paraty.

Vista de Paraty desde o morro do forte.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios no centro de Paraty.

Maré cheia nas ruas de Paraty.

Rio Perequê-açu em Paraty

Ponte sobre o rio Perequê-açu

Rio Perequê-açu em Paraty

Vista desde o forte do defensor perpétuo em direção a Jabaquara e ilha de Paraty

Praia de Jabaquara na cidade de Paraty

Sem comentários:

Enviar um comentário