domingo, 2 de janeiro de 2011

Música, dança e vida nocturna no Senegal

Dakar é segundo os guias de viagem Lonelyplanet um dos 10 melhores sítios do mundo para experenciar música. É um ponto de encontro de culturas e uma capital cosmopolita onde os artistas abundam, com uma cena musical vibrante e frequentes eventos de música ao vivo, concertos, bailes e círculos de percussionistas com sabaar. Em Dakar existem inúmeras discotecas e todos os meses abrem mais. Pode sair-se em qualquer noite seja semana ou fim de semana e a única altura em que a afluência dos Senegaleses aos ambientes nocturnos diminuí é durante o mês do Ramadão. De facto na noite em que aterrei em Dacar e andei de um lado para o outro no táxi à procura de um hostel a primeira coisa que me surpreendeu foi as ruas estarem cheias de gente que ia ou vinha das discotecas e bares, e não julguem que iam de qualquer maneira, toda a gente tinha um aspecto elegante, as mulheres bem maquilhadas, usando vestidos que combinavam com a bolsinha, com os brincos e com os sapatos... Fora de Dacar é fácil encontrar discotecas e bares em qualquer cidade grande e em sítios com praia (e turistas), mesmo em vilas mais pequenas (como Foudiougne) existe muitas vezes um sitio ou dois em que se pode ouvir música e dançar, embora esses sitios fechem normalmente durante o mês de Ramadão. Fora de Dacar o ambiente é normalmente mais relaxado e pode-se ir para a discoteca de T-shirt e calções, o que é desaconselhável (ou impossível) nas discotecas "chiques" de Dacar. A música é variada desde ultimos hits da cena pop, rock, dance e house internacionais, ao jazz, reaggae, hip hop (francês, americano e africano), música latina e ritmos africanos, mas principalmente o Mbalax ou Mbalakh. O Mbalax é uma música de fusão que mistura as influencias do jazz, soul, rock e música latina com o sabar, um tipo de percursão tradicional do Senegal e Gâmbia. A música expandiu-se para além das fronteiras do Senegal e Gâmbia e pode ser ouvida hoje em dia em qualquer país da África Ocidental e em França. Alguns interpretes adquiriram reconhecimento internacional como Youssou N'Dour, Ismael Lo, Baaba Maal ou Thione Seck. O mais conhecido de todos é Youssou N'Dour que já gravou em conjunto com músicos tao conhecidos como Paul Simon, Peter Gabriel, Bruce Springsteen, Tracy Chapman, Axelle Red, Sting, Alan Stivell, Neneh Cherry, Ryuichi Sakamoto, Dido e muitos outros tendo já ganho um Grammy para melhor album de World music e ocupado os lugares cimeiros dos tops europeus e norte americanos. A sua música mais difundida internacionalmente embora não sendo a mais representativa do Mbalax será porventura a música "7 seconds" que interpreta em dueto com Neneh Cherry.
Acompanhando a evolução das tendências internacionais a música mbalax contemporanea incluí teclados, sintetizadores e outros métodos de produção electrónica, no entanto a base da musica é a percursão tradicional usando o sabar ou sabaar.
O sabaar é um "tambor" tradicional da Senegâmbia, que é tocado com uma mão e uma baqueta. O sabaar é ouvido não só como parte da música mbalax, mas também individualmente em todo o tipo de festividades, nas cidades e aldeias, em casamentos, baptizados e outras festas familiares, nos eventos de luta livre senegalesa, e em grupos espontâneos que aparecem quando menos se espera. As músicas de sabar frequentemente não estao reproduzidas em nenhuma pauta e certos estilos de tocar ou tipos de sabar(instrumento) estao reservados a determinado género ou faixa etária. A música antigamente só podia ser tocada pelos griots (contadores de contos / poetas/ bardos) e está relacionada com a transmissão oral do saber. Além de ser um tipo de música e um instrumento o sabar é também uma dança que pode acompanhar a música com o mesmo nome. Esta dança é muito dinâmica e novos movimentos estao sempre a surgir, no entanto incorpora geralmente rotações da cintura e movimentos dos joelhos.
Crianças dançando para festejar o fim do ano lectivo


Mulheres dançando num casamento


Mais sabaar


Youssou Ndour - Sabar


Alguns artistas senegaleses
Thione Seck
Ismael Lo
Baaba Maal
Pape Armand Boye

2 comentários:

  1. Sem dúvida os posts ficam muito mais apelativos com as fotos e os links musicais. Facilitam a percepção do que se está a ler...quase que me senti no Senegal! :))
    Realmente deve ter sido uma viagem muito rica.

    Ândrea

    ResponderEliminar
  2. O ideal é que as pessoas que lêem o blog possam viajar um pouco também ao lê-lo, alegra-me que tenhas sentido isso!

    ResponderEliminar