segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ramadão





No meu último post disse que em Cap Skirring estava a fazer o jejum do Ramadão. Algumas pessoas já me perguntaram porquê. Não me converti ao Islão nem fiz o jejum por ser obrigatório nos países que estava a visitar.
Em nenhum dos países que visitei as pessoas cumprem o jejum do Ramadão por serem obrigadas, fazem-no por opção.
Então porque é que eu o fiz?
Em primeiro lugar porque (quando estava a ser hospedado por pessoas que cumpriam o Ramadão) me parecia uma falta de educação estar a comer e a beber enquanto os meus anfitriões jejuavam.
Em segundo lugar porque eu tento experimentar todos os aspectos da cultura dos países que visito, é interessante provar pratos da cozinha local, durante o dia no mês do Ramadão o prato local a provar é o jejum, pode não ser o prato mais agradavel ao almoço, mas acentua o paladar do jantar.
Além disso as pessoas apreciam que se faça jejum do Ramadão, fiquei com a impressão que as pessoas passam a ser mais simpáticas quando sabem que o estámos a fazer, afinal é uma demonstração de respeito pelas tradições deles, é normal que seja apreciada.
Finalmente não comer nem beber durante o dia no calor africano é um teste à nossa resistência e auto-controlo e eu gosto sempre de saber o que sou capaz ou não de fazer!
No entanto não cumpri o jejum do Ramadão todos os dias enquanto cá estive, apenas quando estava a ser hospedado por ou a viajar com pessoas que o faziam... uns 10 dias.
Em Cap Skirring cumpri o jejum porque o Mourad é muçulmano, o Julien também estava a experimentar cumprir o jejum só por curiosidade como eu.
Mas o que é afinal o Ramadão?
O Ramadão é o nono mês do calendário islâmico.
É o mês durante o qual o Corão terá sido revelado a Maomé (Muhammad) e o mês que Deus terá imposto como mês de jejum.
O calendário islâmico é um calendário lunar e não solar como o nosso.
É composto por doze meses lunares, cada um com 29 ou 30 dias.
Cada ano têm 354 ou 355 dias em vez dos 365 ou 366 do calendário solar o que implica que o Ramadão não seja todos os anos na mesma altura. Cada ano começa 11 dias(no nosso calendário) mais cedo que no ano anterior.
Deste modo em 2010 o Ramadão começou no dia 11/12 de Agosto e em 2011 começará no dia 1 de Agosto.
Em muitos sítios os crentes iniciam o Ramadão de acordo com a data prevista nos calendários astronómicos, no entanto aqui no Senegal quase todas as pessoas usam o método tradicional, a observação da lua. Cada mês lunar inicia-se com a lua nova. Nas noites anteriores ao início do Ramadão as pessoas observam o céu, quando o crescente surge depois da lua nova o Ramadão começa.
Durante o mês do Ramadão, os crentes jejuam (não comem nem bebem nada) entre a alvorada e o pôr-do-sol.
O jejum é obrigatório (segundo o Corão) para todos os adultos excepto doentes, grávidas, lactantes, mulheres menstruadas e idosos muito velhos.
No entanto o jejum não é tudo, nesta época é pedido aos crentes que se abstenham de sexo, que vão mais frequentemente à mesquita, que tenham uma prática mais intensa da caridade que leiam o Corão e que evitem qualquer tipo de acção ou pensamento impuro.
Normalmente imediatamente a seguir ao pôr-do-sol as pessoas comem uma refeição simples (Iftar) que tradicionalmente se inicia comendo tâmaras. Depois desta pequena refeição as pessoas fazem a oração (preferencialmente na mesquita) e depois voltam a casa para fazer uma refeição mais substâncial. Não há restrições quanto aquilo que se come à noite no Ramadão, excepto comidas que são consideradas inapropriadas durante o ano inteiro como carne de porco ou álcool. Porém muitos muçulmanos que bebem bebidas alcoólicas durante o resto do ano evitam-nas durante este mês.
Durante o Ramadão é comum o comércio estar fechado durante a manhã e abrir a partir das quatro ou cinco da tarde e ficar aberto até ás duas ou três da madrugada.
Muitas pessoas acordam de madrugada antes do sol nascer para fazerem uma refeição que lhes permita mais facilmente aguentar o jejum que se seguirá durante o dia. Quem pode, dorme durante a manhã e acorda só ao principio da tarde, o que torna o jejum muito mais fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário