domingo, 23 de janeiro de 2011
Wassadou 2
No segundo dia depois do pequeno almoço fiquei a preguiçar numa espreguiçadeira do hostel enquanto obervava a vista do rio e grupos de babuínos nas árvores. Não tinha reparado no dia anterior mas em cada grande árvore existia quase sempre um grupo de babuínos.
Aspecto do rio Gâmbia visto do campement Wassadou
Aspecto do rio Gâmbia visto do campement Wassadou
Família de Babuínos descansando numa árvore
Família de babuínos numa árvore
Babuínos, progenitora alimentando cria
Depois a meio da manhã fui dar uma volta de barco que o "campement" arranjava por apenas 4 euros. Foi fantástico! Durante algumas horas subimos o rio Gâmbia e tive a oportunidade de observar varanos de metro e meio, grandes águias pesqueiras, macacos, babuínos e os animais que estava mais curioso por ver: hipopótamos!
Varano descansando na margem do rio
Águia pousada numa árvore da margem do rio
Curiosidades sobre hipopótamos:
Um hipopótamo macho adulto pode medir 4 metros e pesar 3500 quilos!
Apesar do seu peso os hipopótamos conseguem atingir velocidades de 35km/h.
São animais herbivoros que passam a maior parte do dia dentro de água e sobem as margens à noite para se alimentarem da vegetação.
Apesar de serem herbívoros são responsáveis por mais mortes humanas que leões, crocodilos e elefantes juntos por serem muito territoriais e por vezes agressivos. O maior perigo são os machos na época do acasalamento e as fêmeas com crias pequenas.
No entanto os que vi estavam bem calminhos e não tentaram atacar o nosso barco apesar deste se ter aproximado um pouco demasiado na minha opinião.
Hipopótamos no rio Gâmbia
Além da interessante fauna parámos para observar e conversar com um pescador que pescava equilibrando-se sobre o seu pequeno barco de aspecto frágil que parecia poder afundar-se a qualquer instante.
Depois da volta de barco parti ainda naquela manhã em direcção a Tambacounda para a partir de aí atravessar o Senegal até St. Louis o meu próximo destino, no norte do Senegal.
Etiquetas:
aventura,
Aves Senegal,
Fauna,
Hipopótamos,
mochilao,
Niokolo-koba,
rio Gâmbia,
Tambacounda,
varano,
viagem ao Senegal,
Viagem de mochila ás costas,
Wassadou
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Simplesmente fantástica esta tua viagem!
ResponderEliminarE sim, confirmo o que tinha dito. As duas partes estão perfeitamente ligadas.