segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Aves, répteis e pequenos animais do Senegal





Coracias da Abissínia
Em Diofior
Euplectes Franciscanus
Em Foundiougne
Merops bulocki
Em Wassadou


Uma das coisas que mais gostei no Senegal e Gâmbia foi a incrivel diversidade e cor das aves que lá existem. Em qualquer parte do país, é possivel observar muitas aves, mais diferentes e com mais cor do que as que estámos habituados a ver na Europa. Até em Dakar, basta ir até uma zona arborizada encontrar pássaros em abundância e há abutres nas lixeiras e mergulhões no porto junto aos barcos.
No blog mostro algumas aves que consegui fotografar, mas só consegui fotografias a uma pequena fracção das que vi, e só vi uma fracção muito pequena dos tipos de aves que aqui existem.
De facto existem 664 espécies de aves identificadas no Senegal, as aves marinhas são particularmente abundantes.
Nas regiões húmidas do delta do rio Senegal, no Sine Saloum, no Gâmbia e em Casamansa existem ilhas em que milhões de garças, pelicanos, corvos marinhos se juntam em enormes bandos.
Para ver mais fotos e informações sobre aves no Senegal e Gâmbia seguir os links:
http://www.oiseaux.net/birds/senegal.html
http://www.flickr.com/groups/birds-gs/pool/






Gosto de reparar em todo o tipo de animais, incluindo os répteis. Aqui estão alguns.
O tipo de lagarto mais comum no Senegal, o Agama com um acentuado dimorfismo sexual, em cima a fêmea acastanhada com manchas alaranjadas (na ilha de Gorée) e em baixo o macho negro/azulado com cabeça e cauda amarela (fotografado em Diofior).
Outro tipo de lagarto. (Fotografado em Dakar junto ao Farol de Mamelles).

Também vi alguns insectos diferentes, obviamente não os fotografei todos, nem ponho aqui mais fotografias para não aborrecer, mas deixo aqui estes exemplos.


Estas duas que se seguem são as nossas amigas aranhas que nos faziam companhia. A primeira encontrei-a no chão do meu quarto. A segunda encontrou-a o Mourad junto ao tecto do quarto dele. Além de serem bem grandes, também eram venenosas,ou pelo menos foi que nos disseram os funcionários do hostel.

Em Casamasa vi alguns animais que tinham umas dimensões fora do comum. Nas imagens um milipede, um daqueles "bichinhos pequeninos" com muitas pernas, só que este é bem mais longo e mais grosso que os meus dedos. Na outra imagem um gordo caracol quase do tamanho de uma mão, estes caracois eram muito abundantes nos jardins do meu hostel em Cap Skirring.

Um pequeno mamífero que fotografei junto ao farol de mamelles en Dakar, não sei o que é, será um esquilo ou um suricate? Não me parece nem uma coisa nem outra, mas se alguém souber avise para eu poder colocar aqui o nome correcto.

Eu sei que não é possivel ver quase nada nesta foto mas passo a explicar o que seria possivel ver se eu conseguisse fazer uma boa fotografia noturna.
A árvore na fotografia é uma mangueira junto ao meu quarto em Cap Skirring que tinha várias mangas nos seus ramos mais altos. Todas as noites esta mangueira era visitada por raposas voadoras, ou seja morcegos enormes do tamanho de gatos que vinham alimentar-se das mangas e faziam uma barulheira lutando entre si pelas mais maduras.

2 comentários:

  1. Oláaaaaaa
    Vi um reptil destes em Dakar há cerca de 3 dias :) Conheci agora o seu nome (Agama)

    ResponderEliminar
  2. ...Sao engraçados... gosto especialmente quando os machos se ameaçam uns aos outros acenando com a cabeça.

    ResponderEliminar